Vote Cristo! se puder...

Por: Lêda Lucia Spelta.
(Junho 2007)

tela de abertura do site Vote em Cristo carregando sua versão totalmente em flash

Tela de abertura do site Vote Cristolink para um novo site carregando a sua versão totalmente em flash.

Sensibilizada pela maciça campanha publicitária para eleger, como uma das sete novas maravilhas do mundo, o nosso Cristo Redentor - cartão postal do Rio de Janeiro e único concorrente brasileiro - decidi votar através do site www.votecristo.com.brlink para um novo site. Mas assim que entrei no site tomei um susto, pois o meu leitor de telas falou:
"Vôut Christou. Eleiha iuma das seven meraviuhas du móndou!"
Ou seja, ele mudou automaticamente o idioma do sintetizador para inglês, aliás obedecendo fielmente ao que mandava a codificação da página (lang="en", em vez de lang="pt-br") como pude constatar depois. Eta leitor de telas obediente...

Era patético: eu ali, transbordando de patriotismo, tentando votar no Cristo, enquanto o meu leitor de telas tentava falar em inglês uma página escrita em português! Tudo bem, a gente desliga a detecção automática de idioma do leitor de tela, não há de ser por causa disso que vou deixar de votar no Cristo!

tudo bem, coisa nenhuma... Fiquei uns 20 minutos vagando, literalmente às cegas, por uma página cheia de botões em flash, sem conseguir encontrar um jeito de concretizar o meu ato patriótico. É verdade que eu já andava meio invocada com esse voto no Cristo, por causa dos freqüentes assaltos a turistas e daquela proibição de subir para o Cristo de carro particular. Porém, apesar disso, eu queria dar o meu voto. Mas tudo bem, na primeira oportunidade, peço ajuda a alguém...

E a oportunidade veio logo: meu pai, um velhinho de 81 anos, recém incluído digital, perguntou-me como ele poderia votar no Cristo. Beleza, pensei, dupla perfeita: eu entro no site e ele vota. Mas, no computador dele, o leitor de telas ficou ainda mais perdido que no meu, talvez por ser Windows 98, ou sei lá porque.
- Pai, o site é esse aí, mas eu não consigo ler; deve ter algum botão escrito votar, ou coisa parecida; procure aí...
- Botão?! Votar?! Não, não estou entendendo o que é para fazer... A coisa está meio confusa por aqui... Deixa pra lá...

No dia seguinte, no trabalho, alguém puxou o assunto do cristo. Falei da minha dificuldade e me explicaram que o botão de votar estava lá sim, mas talvez o meu pai não tivesse o plugin... Nem esperei o fim da explicação.
- Plugin para que? Até onde entendo, Jesus Cristo era um homem simples, não juntava quinquilharias nem gostava de complicar as coisas. Como é que a gente vai explicar para Ele que votar no seu monumento é uma tarefa tão complicada, que tem que baixar plugin?! Uma cidade que não consegue proteger seus visitantes (nem falei nos cidadãos), nem disponibilizar um site onde se possa votar com facilidade, não merece ter maravilha nenhuma!
- Não precisa ficar assim tão revoltada, vote pelo celular.
- E se eu não tivesse celular?
- Mas você tem...
- E quem não tem, vota como? Computador a gente pode pedir emprestado, usar o da escola, do trabalho, alugar uma hora... Não, não adianta que vocês não vão me convencer a votar no Cristo!
- Vai votar, sim... Sabe aquele chope da sexta-feira? Quando você estiver bem tonta, a gente pega o teu celular e vota.
- De jeito nenhum! Posso perder a carteira, a bolsa, os sapatos, a bengala, mas o meu celular vocês não pegam... Caio na sarjeta abraçada com ele!
- Pense bem, sua herege, se você não votar, o Cristo jamais vai te perdoar por isso.

Querido Jesus Cristo, Redentor dos nossos pecados, perdoe a minha indignação contra aqueles inescrupulosos, que embolsam cinicamente o nosso dinheiro, deixando esta "cidade maravilhosa" em condições tão precárias para receber seus visitantes. Perdoe-me, também, a heresia de não votar na sua estátua grandiosa, que abre afetuosamente seus braços sobre nós. E, além de mim, perdoe também aqueles que usam o dinheiro público para fazer sites inacessíveis; ao menos a estes, você pode aplicar aquela atenuante bíblica:
"Eles não sabem o que fazem".

(acesso digital) - grupo de pesquisa em acessibilidade, usabilidade e padrões Web.

Rio de Janeiro Brasil - e-mail:contato@acessodigital.net email de contato Acesso Digital

Creative Common - alguns direitos reservados.