duas crianças sorrindo

O "Acesso Digital" foi desenvolvido de forma a oferecer o máximo de acessibilidade aos visitantes, seguindo as diretrizes e a metodologia do World Wide Web Consortiumlink para um novo site, apresentadas no documento Diretrizes para Acessibilidade de Conteúdos Web - WCAG 1.0link para um novo site, organizado pelo Web Acessibility initiative - WAIlink para um novo site, que é um departamento deste consórcio.

O site tem sua acessibilidade aprovada por validadores automáticos, por pessoas com deficiência especialistas no assunto e pela utilização em diversos navegadores (somente texto e gráficos). Sua linguagem foi revisada para que se tornasse clara e simples; sua codificação sem erros e dentro dos padrões Web está aprovada por software específico, e foi testada sua utilização de forma a garantir que o conteúdo e estrutura não perdessem sua usabilidade, com ou sem a apresentação oferecida pelas folhas de estilo (CSS).

O design do Acesso Digital foi concebido para se ajustar a diferentes resoluções, desde 640 por 480 pixels, até resoluções superiores a 1280 por 1024 pixels.

Acreditamos que a acessibilidade deste site o esteja deixando apto a uma excelente navegação via teclado, por mouse ou mesmo por comando de voz; em diversos navegadores, como o Webvox, o Firefox, o Opera ou o Internet Explorer, entre outros. Além disso, esperamos que o carregamento de cada página esteja sendo feito o mais rapidamente possível, que o site possa ser bem navegado por todos os usuários (com ou sem alguma deficiência) e que possa também ser bem utilizado por leitores de tela, navegadores somente texto ou gráficos, com ou sem alguma tecnologia assistiva específica e em dispositivos móveis.

Navegação pelo Teclado.

  1. Em todas as páginas, com exceção da principal, pressionando-se a tecla ALT em conjunto com o algarismo 0 (alt + 0) chega-se diretamente ao link "Página Inicial".
  2. Teclando-se ALT + 1 nas páginas do site, chega-se diretamente ao título de seu conteúdo específico.
  3. Em todas as páginas, com excessão desta, teclando-se ALT + 2, chega-se a página de acessibilidade.
  4. As observações anteriores referem-se ao navegador Internet Explorer.
  5. No caso do Firefox, ao invés de ALT + número, deve-se teclar simultaneamente ALT + SHIFT + número.
  6. No Opera, as teclas são SHIFT + ESCAPE + número. Ao teclar-se apenas SHIFT + ESCAPE, abre-se uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
  7. No Firefox e no Opera, ao se teclar suas alternativas de acesso, entra-se diretamente na página proposta, enquanto que no Internet Explorer, ele apenas posiciona o mouse no link para se clicar e, No caso da navegação via teclado, deve-se precionar ENTER para acessar a página desejada.
  8. Nos navegadores somente texto, como o Webvox e Lynx, por esses não executarem as teclas de acesso, deve-se pressionar ENTER nos links respectivos para se chegar à página principal e de acessibilidade do site, enquanto ao se teclar ENTER em "Pular para o Conteúdo", o cursor salta deste para o título do conteúdo específico da página em que se está navegando.

Se você encontrar alguma dificuldade ou tiver alguma sugestão para que melhoremos a nossa acessibilidade, não hesite em entrar em contato.

(acesso digital) - grupo de pesquisa em acessibilidade, usabilidade e padrões Web.

Rio de Janeiro Brasil - e-mail:contato@acessodigital.net email de contato Acesso Digital

Creative Common - alguns direitos reservados.